Site Overlay
A Origem do Artesanato Indígena - História e Tipos de Artesanato

A Origem do Artesanato Indígena

O artesanato surgiu na Pré-História. Os homens desta época faziam cestos, ferramentas, vasos de cerâmica, roupas, esculturas e outros objetos usando as mãos como ferramenta e os recursos da natureza como matéria-prima.

Já a arte indígena brasileira, ou seja, a arte produzida pelos povos nativos do Brasil, é difícil de saber como se originou, pois ela já existia antes mesmo da colonização portuguesa, que iniciou-se no século XVI.

As tribos indígenas no Brasil, em conjunto, se destacam na arte da cerâmica, do trançado e de enfeites no corpo e, como já dissemos no primeiro parágrafo, na pré-história já existiam cestos e vasos de cerâmica, o que nos leva a constatar que o artesanato indígena já existia na pré-história.

Os objetos produzidos pelos índios têm exercido grande fascínio sobre os ocidentais desde os primeiros contatos, e tem sido difícil evitar atribuir-lhes qualidades artísticas pelo seu grande apelo plástico, pela sua originalidade, pela aura de mistério e exotismo que cerca suas culturas, pelas suas associações simbólicas e sociais e pelas suas funções rituais ou mágicas, elementos que são importantes também na definição ocidental de várias categorias artísticas.

A História do Artesanato

A História do Artesanato
A História do Artesanato

Os primeiros objetos feitos pelo homem eram artesanais. Isso pode ser identificado no período neolítico (6.000 a.C.) quando o homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica como utensílio para armazenar e cozer alimentos, e descobriu a técnica de tecelagem das fibras animais e vegetais.

O mesmo pode ser percebido no Brasil no mesmo período. Pesquisas permitiram identificar uma indústria lítica e fabricação de cerâmica por etnias de tradição nordestina que viveram no sudeste do Piauí em 6.000 a.C

VEJA  Curso Sistema Floral Indígena (O que é e Quais Doenças Trata)

Historicamente, o artesão responde por todo o processo de transformação da matéria-prima em produto acabado.

Mas antes da fase de transformação, o artesão é responsável pela seleção da matéria-prima a ser utilizada e pela concepção, ou projeto do produto a ser executado.

Toda essa história do artesanato também se aplica ao artesanato indígena, pois os índios certamente adquiram tais conhecimentos de fabricação de objetos do homem pré-histórico, juntamente com as técnicas artísticas.

Além disso, muitas das matérias-primas usadas na pré-história também são usadas pelos índios, que transformam barro em vasos, por exemplo, passando por várias fases de transformação até chegar no produto final.

Tipos de Artesanato

Tipos de Artesanato
Tipos de Artesanato

O artesanato pode ser erudito, popular e folclórico, podendo ser manifestado de várias formas, como na cerâmica utilitária, funilaria popular, trabalhos em couro e chifre, trançados e tecidos de fibras vegetais e animais (sedenho), fabrico de farinha de mandioca, monjolo de pé de água, engenhocas, instrumentos de música e tintura popular.

E também encontram-se nas pinturas e desenhos (primitivos), esculturas, trabalhos em madeiras, pedra guaraná, cera, miolo de pão, massa de açúcar, bijuteria, renda, filé, crochê, papel recortado para enfeite, etc.

A maioria desses tipos de artesanatos foram iniciados com os indígenas, principalmente as pinturas e desenhos primitivos, que podem ser encontrados na pintura corporal indígena e em certos tipos de artefatos, como a cerâmica.

Aliás, a grande maioria das tribos desenvolvem a cerâmica e a cestaria. E como passatempo ou em rituais sagrados, os índios desenvolvem flautas e chocalhos.

Artesanato Indígena no Brasil

Artesanato Indígena no Brasil
Artesanato Indígena no Brasil

Os índios são dotados de muito fascínio, originalidade, mistério e exotismo, o que os fizeram entrar para a história do artesanato, que teve início no mundo com a própria história do homem, pois a necessidade de se produzir bens de utilidades e uso rotineiro, e até mesmo adornos, expressou a capacidade criativa e produtiva como forma de trabalho.

VEJA  Artesanato Indígena Brasileiro

Muitas das primeiras artes brasileiras foram feitas pelos índios, como acontece com a cerâmica marajoara, cujo nome advém do local onde ela teve origem (a Ilha de Marajó) e é conhecida até no exterior.

Como já disse, os objetos indígenas exercem fascínio na civilização ocidental desde que esta entrou em contato com os povos tribais até então desconhecidos, por serem originais, misteriosos e exóticos.

E um dos motivos para os objetos indígenas serem tão admirados é o fato de serem produzidos com materiais que a própria natureza oferece, como madeiras diversas, caroços, fibras, sementes, cipós, folhas de palmeiras, frutos, palhas, resinas, couros de animais, plumas coloridas, ossos, dentes, garras e conchas, dentre outros.

Outro motivo que faz a arte indígena ser tão especial é porque alguns objetos não estão associados a nenhum fim utilitário, mas apenas a pura busca da beleza, como acontece com os cocares.

A disposição e as cores das penas do cocar não são aleatórias. Além de bonito, ele indica a posição de chefe dentro do grupo e simboliza a própria ordenação da vida em uma aldeia.

Compartilhe Esta Página: