Arte Indígena Brasileira e as Máscaras

No Brasil, há uma grande diversidade de tribos indígenas que se destacam na arte da cerâmica, pinturas corporais e máscaras indígenas.

Os objetos feitos por eles, como as máscaras indígenas, exercem um fascínio sobre as pessoas por serem originais, exóticos e misteriosos.

É importante saber que cada tribo tem as suas crenças e tradições, e os objetos e as máscaras indígenas são bons indicadores disto.

É através deles que é possível distinguir diferenças entre os povos indígenas, seus costumes e seus folclores a partir de cada máscara indígena e sua arte.

A grande preocupação deles não é fazer novas criações, mas manter as tradições herdadas a cada geração e as máscaras indígenas e seus significados simbolizam isso.

É possível ainda identificar diferenças entre os povos indígenas, suar artes e máscaras indígenas.

Seus objetos que são decorados ou entalhados, suas cerâmicas e suas cestas, suas máscaras indígenas, seus ornamentos corporais, suas pinturas, músicas, danças, seus instrumentos musicais, tudo isso tem funções específicas muito bem definidas como se fosse uma linguagem que não é verbalizada, mas é de domínio público.

As Máscaras Indígenas e seus Significados

As máscaras indígenas têm um caráter duplo porque são um tipo de artefato produzido por um homem comum, mas também são a figura viva do ser sobrenatural que eles representam.

Normalmente feitas com cascas de árvores, cabaças de palha, as máscaras indígenas costumam ser usadas em danças cerimoniais, representando sempre algum personagem da mitologia indígena.

Com o seu simbolismo as máscaras indígenas aproximam as forças sobrenaturais do indivíduo e materializam todos os códigos inscritos nos rituais e mitos, facilitando assim a leitura que cada um dos índios fará deste respectivo código.

VEJA  Artesanato Indígena e os Colares

As máscaras indígenas das danças sagradas apresentam grandes variações. Tucanos a Aruaques confeccionam essas máscaras em tecido, do vegetal tepa e é uma máscara que cobre o corpo todo.

As máscaras indígenas costumam ser pintadas de preto, vermelho e amarelo.

As máscaras indígenas têm poderes mágicos, protegendo quem a usa, assim como também podem ser assustadoras, auxiliando membros de alguma sociedade a impor as suas vontades, são um método de acesso à vida mística.

Um aspecto recorrente nas mitologias indígenas é que, em um passado distante, aconteceram conflitos entre as entidades representadas pelas máscaras e os índios, porém, no presente, os índios preparam festas que servem para “alegrar” e controlar estas entidades.

Máscara indígena que faz parte do acervo do Museu de Arte Indígena (MAI), inaugurado em 2016 em São Paulo

A tribo dos Karajá se serve das máscaras durante a dança do Aruanã com o objetivo de representar heróis que conservam a ordem mundial.

A máscara de cerâmica é exclusiva dos índios da etnia Mati.

Compartilhe Esta Página:

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo