Artesanato Indigena

A Arte e o Artesanato Indígena Brasileiro
Artesanato Indígena com Material Reciclado

Artesanato Indígena com Material Reciclado

O artesanato indígena é composto por utensílios, adornos e instrumentos musicais e, muitos dos artesanatos indígenas podem ser reproduzidos através de material reciclado.

Nesta página, você vai encontrar 3 passo-a-passos de como fazer 3 tipos de artesanato indígena. Estas atividades podem ser feitas com crianças em casa, em creches e em escolas.

Instrumento musical reciclado: Como fazer uma maracá

Maracá
Maracá

As brincadeiras com música são muito divertidas e estimulam a percepção auditiva das crianças. Que tal explorar novos sons ensinando para os pequenos como fazer um instrumento musical reciclado?

Com garrafas plásticas, papelão e botões dá para fazer um instrumento de percussão de origem indígena bem legal – a maracá.

Além de divertida, essa atividade incentiva a reutilização de materiais. Veja a seguir o passo a passo de como fazer uma maracá para crianças usando recicláveis.

Materiais necessários:

Materiais recicláveis para fazer um maracá
Materiais recicláveis para fazer um maracá
  • Fita adesiva colorida
  • Tesoura
  • Macarrão, cereais, grãos, sementes ou o que mais tiver em casa
  • 2 garrafas plásticas pequenas
  • 2 rolinhos de papel higiênico

Passo a passo:

Retire o rótulo das garrafas. Lave os recipientes por dentro e por fora. Deixe secar. Tem como fazer uma maracá produzir sons ainda mais interessantes utilizando materiais diferentes dentro do chocalho.

Passo-a-passo de como fazer um maracá com material reciclável
Passo-a-passo de como fazer um maracá com material reciclável

Arroz, botões, macarrão, papel picado ou pedrinhas – cada um deles vai produzir um som diferente. Este passo de como fazer instrumento musical reciclado sugere arroz e lentilhas, mas você pode usar os materiais de sua preferência ou que tiver em casa.

Depois de fazer suas escolhas, coloque os materiais dentro da garrafa e feche com a tampinha. O rolo de papel servirá como o cabo da maracá.

Garrafas com arroz e lentilha
Garrafas com arroz e lentilha

Com uma tesoura sem ponta, corte o rolinho de papel ao meio. Posicione a garrafa por cima e enrole o rolinho de papel em torno da tampinha da garrafa para fazer o cabo.

VEJA  Artesanato Indígena do Tocantins
Montando o maracá
Montando o maracá

Aperte bem e passe a fita adesiva para firmar o cabo à maracá. Use a criatividade para enfeitar. Peça para as crianças customizarem o instrumento usando tinta guache, lantejoulas ou papel colorido.

Listras feitas com fitas adesivas também conferem um visual alegre à maracá. Depois de seguir essas instruções de como fazer uma maracá com material reciclado, é hora de se divertir com o novo instrumento.

Que tal colocar uma música e tentar acompanhar o seu ritmo usando a maracá?

Explore a sonoridade do instrumento. Se tiver um grupo grande de crianças, proponha que cada uma faça um movimento diferente.

O efeito pode ser interessante quando todos estiverem tocando juntos. Aprender como fazer instrumentos musicais reciclados pode ser divertido, além de incentivar a criatividade.

Com imaginação, latinhas se transformam em tamborins e reco-recos. Enquanto as garrafas pet podem virar um xilofone intrigante.

Como fazer um pau de chuva com material reciclado

Pau de chuva
Pau de chuva

O pau de chuva é um instrumento musical indígena muito interessante, que produz um som gostoso e relaxante. Dá para improvisar um pau de chuva com materiais reciclados e de forma bem simples, então, seja em comemoração ao dia do índio ou só para os pequenos se divertirem, esta é uma boa opção de artesanato.

Materiais Utilizados:

  • Rolos de papel higiênico, toalha, alumínio ou similar
  • Fita crepe e cola
  • Pedaço de papel mais groso (papelão, duplex …)
  • Jornal
  • Arame
  • Arroz
  • Tintas para decorar

Passo a Passo:

Passo 1 do pau de chuva
Passo 1 do pau de chuva

Junte os rolos com fita crepe, eles tem que ter o mesmo diâmetro. Corte vários pedacinhos de jornal. Faça uma mistura de metade de água com metade de cola e, com a ajuda de um pincel, vá grudando os pedacinhos de jornal por todo o tubo, espalhando cola tanto por cima quanto por baixo deles.

VEJA  Artesanato Indígena de Porto Seguro
Passo 2 do pau de chuva
Passo 2 do pau de chuva

Deixe secar. Faça duas tampas no duplex ou papelão, usando como molde a abertura do rolo. Cole uma das tampas em um dos lados com fita crepe.

Passo 3 do pau de chuva
Passo 3 do pau de chuva

Retorça o arame com ajuda de um alicate para formar bolas. Insira as bolas de arame no pau de chuva e em seguida coloque o arroz.

Passo 4 do pau de chuva
Passo 4 do pau de chuva

Ponha a outra tampa e grude-a com fita crepe. Cubra as tampas também com pedaços de jornal, reforçando a junção já feita com a fita crepe.

Passo 5 do pau de chuva
Passo 5 do pau de chuva

Pinte com motivos indígenas.

Super Dicas:

  • Um pau de chuva maior tem uma sonoridade mais interessante, portanto junte vários rolos para o som ficar legal.
  • A quantidade de arroz e arame também interferem significativamente no som, então, antes de fechar a tampa com a fita crepe, teste a sonoridade do instrumento.
  • Os pedaços de jornal com a mistura de água e cola são muito importantes, pois deixam o instrumento mais resistente, reforçando principalmente as junções feitas com fita crepe. Além disso, deixa o instrumento mais uniforme e fácil de pintar.

Cocar indígena feito de material reciclável

Cocar indígena feito de material reciclável
Cocar indígena feito de material reciclável

Para fazer o cocar e o colar de índio, você irá precisar de:

  • cola colorida nas cores branco, vermelho e amarelo;
  • cola em bastão;
  • Crystal cola Jelly amarelo;
  • tinta fosca para artesanato na cor branca;
  • pincel;
  • tesoura;
  • papel Canson colorido;
  • miçanga de madeira;
  • pedrarias diversas;
  • cola de lantejoula;
  • lápis;
  • papel-toalha;
  • régua,
  • agulha e linha grossa.

Comece fazendo o cocar. Recorte uma tira do papel Canson (com a cor que você quiser) do tamanho da cabeça da criança e largura de 10 cm.

Recorte em papel de outra cor uma tira com 5 cm de largura, mas recorte fazendo ziguezague. Cole esta tira de ziguezague bem no meio da tira feita anteriormente.

VEJA  Artesanato Indígena Atual

Decore com as colas coloridas fazendo os desenhos e motivos que você quiser. Acrescente também as pedrarias (colando com a cola de lantejoula) e ao redor das pedras passe a cola Jelly amarela.

Deixe secar. Desenhe as penas no papel e recorte. Você precisará de cinco penas para cada cocar. Decore as penas com a tinta branca e faça o contorno e risquinhos no centro da pena com a cola colorida branca.

Quando todas as penas estiverem secas, cole-as na tira do cocar. Para fazer o colar, faça um molde como da imagem a seguir com o tamanho que você quiser.

Molde para o colar indígena
Molde para o colar indígena

Você irá precisar de cinco. Dobre o molde como se fosse uma sanfona, no sentido do comprimento. Decore com cola colorida branca em cada dobra.

Faça um furo com a agulha e passe a linha. Intercale um triângulo com 4 miçangas. Quando passar tudo, dê um nó para fechar o colar; mas meça antes se o colar passará pela cabeça da criança.

Compartilhe Esta Página: