Artesanato Indígena de Rondônia

As indígenas karitianas são as maiores responsáveis pelo artesanato indígena de Rondônia.

Quem passa por lá, não esconde o olhar curioso lançado às peças expostas, que são artesanatos naturais.

O artesanato indígena é uma joia da Amazônia e, aos poucos, alcançou o seu espaço social, tornando-se preferência dos turistas quando vão visitar todos os recantos na Amazônia.

Nas próprias reservas onde moram, produzem a sua arte e vão em mercados, estradas, feiras e lojas vendê-las.

Hoje, o artesanato indígena tem uma grande força mundo, assim como a visão de mundo dos índios têm agora na arte do país.

Enquanto ceramistas que podem nunca ter pisado numa aldeia “piram” com o artesanato indígena, artistas visuais e até designers de videogames vêm descobrindo uma nova estética nesse universo que antes passava longe da arte contemporânea.

Na arte indígena, por exemplo, as formas do barro contam histórias e, pra quem deseja conhecer melhor o dia a dia dos índios transformando o barro em arte, pode ir à exposição Cerâmica Indígena do Brasil: Preservando Histórias e Tradições, que exibe a arte dos índios paiter suruí, de Rondônia, e assurini, do Xingu.

Sob a curadoria de Jean-Jacques Vidal, artista e pós-doutorando em Artes Visuais na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), o público acompanha os detalhes do trabalho e da criatividade dos indígenas através de fotos e vídeos.

“Nas culturas indígenas que trabalham com cerâmica, esse tipo de arte vai além da dimensão material e se insere em um universo maior, que inclui as relações sociais, a relação com a natureza e com a sobrenatureza”, esclarece o curador.

“Tanto a arte quanto as práticas tecnológicas estão interligadas a essas outras dimensões.”

Arte revela as relações sociais e com a natureza

Interessante observar os suportes utilizados e a fabricação cuidadosa de cada peça.

VEJA  Artesanato Indígena de Porto Seguro

O resultado dessa arte é especialmente a alegria doméstica utilizando as cerâmicas para comer, beber e festejar.

São utilitários que revelam a dedicação das artesãs moldando a itxira, uma das maiores panelas, utilizadas para o preparo da sopa de cará ou de milho.

“Os índios suruí conseguiram espaço e oportunidade para participar de uma série de eventos, todos relativos à cerâmica, sua arte mais relevante e diferenciada.”

Onde Comprar Artesanato Indígena em Rondônia?

Na Avenida Farquar com Henrique Dias, no Centro de Porto Velho, em Rondônia (CEP: 76801-466), há artesanato indígena para presentear família e amigos e para decorar a sua casa.

Compartilhe Esta Página:

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo