Artesanato Indígena e Filtro dos Sonhos – O Que é e Como Fazer

Karina, estudante do ensino fundamental

Esse ano, na semana do índio, meu professor de português pediu que redigíssemos uma redação sobre a cultura indígena. Escolhi falar sobre a arte indígena, porém não conhecia nada sobre o assunto. Foi aí que, pesquisando na internet, encontrei o Combo Artesanato Indígena em PDF. Li todo o material e escrevi minha redação. O professor gostou muito... Está o aqui o combo que me ajudou!

O filtro dos sonhos é um dos mais belos artesanatos indígenas. Famoso em todo o mundo, o filtro dos sonhos é usado para decorar quartos, varandas, salas, carros e há até quem faça tatuagem de filtro dos sonhos.

O que você acha de aprender a fazer o seu próprio filtro dos sonhos? No vídeo abaixo, você poderá aprender com a artesã Margareth Cipolla:

O que é o Filtro dos Sonhos?

O Filtro dos Sonhos é um artefato indígena nativo americano originado na tribo dos Ojibwa.

Durante o movimento de revitalização cultural indígena dos anos 60 e 70, foram adotados por nativos americanos de diversas nações.

Passaram a ser vistos como um símbolo da unidade entre as várias nações indígenas, e como um símbolo geral da identificação com as primeiras culturas das nações.

“Conta uma velha lenda dos nativos norte-americanos, que um velho índio, ao fazer uma Busca da Visão no topo de uma montanha, lhe apareceu IKTOMI, a aranha, e comunicou-se em linguagem sagrada.

A Aranha pegou um aro de cipó e começou a tecer uma teia com cabelo de cavalo e as oferendas recebidas.

Enquanto tecia, o espírito da Aranha falou sobre os ciclos da vida, do nascimento à morte e das boas e más forças que atuam sobre nós em cada uma dessas fases.

Ela dizia: “Se você trabalhar com forças boas será guiado na direção certa e entrará em harmonia com a natureza, do contrário, irá para uma direção que causará dor e infortúnios.”

No final a Aranha devolveu ao velho índio o aro de cipó com uma teia no centro dizendo-lhe: “No centro está a teia que representa o ciclo da vida. Use-a para ajudar seu povo a alcançar seus objetivos, fazendo bom uso de suas idéias, sonhos e visões.

Eles vem de um lugar chamado Espírito do Mundo que se ocupa do ar da noite com sonhos bons e ruins.

Segundo demonstram algumas linhas do Xamanismo, mesmo de posse do Filtro dos Sonhos, teremos pesadelos, pois eles nos mostram visões de diversos aprendizados que devemos nos atentar.

VEJA  Artesanato Indígena de Porto Seguro

Acredita-se que o filtro impedirá que energias indesejadas interfiram no processo natural e particular de sonhar.

Na confecção do Filtro dos Sonhos, pode ser colocada uma pena no centro, abaixo, simbolizando a respiração, o elemento ar, e em alguns é colocado no centro uma pedra ou cristal.

Tudo o que é colocado possui um significado. O Centro da Teia Corresponde ao Grande Mistério, o Criador, a Força que abrange o Universo inteiro.

O mais belo deste texto é a essência espiritual da natureza atuando, no caso da aranha, mostrando a “teia da vida” e ensinando que tudo está interligado.

Nos incentiva a prestarmos mais atenção nos nossos sonhos, na natureza, na nossa vida e em nossa construção; a buscar conexão com Deus e com a coragem, buscando Luz para rompermos a teia da ilusão e nos construindo cada vez mais, ligados ao Grande Espírito.

Modelos de Filtros dos Sonhos Diferentes

Com o passar dos anos o filtro dos sonhos, que era usado apenas na tradição de uma tribo indígena, foi ganhando espaço na sociedade e, hoje em dia, é bem comum vermos o objeto em propostas de decoração.

E nesse passar dos anos, o modo de como fazer filtro dos sonhos também ganhou suas alterações e, hoje em dia, dá para encontrar diferentes modelos e tipos.

Então, se você quer saber quais são essas variações, vamos lá!

Teia de Aranha

A denominação teia de aranha refere-se ao tipo de trançado usado na parte que filtra os sonhos.

O nome teia de aranha refere-se ao trançado que lembra uma teia mesmo, e foi o primeiro tipo de trançado usado pela tribo indígena que criou o filtro de sonhos.

Para esse tipo de trançado das linhas, o mais tradicional é usar o arco redondo como base.

Em Espiral

Se a ideia é seguir o formato espiral na maneira de como fazer filtro dos sonhos, há algumas variações desse estilo que podem ser seguidas.

Uma das opções é usar um arco em forma espiral e isso já cria o formato desejado; Outra maneira é fazer um trançado espiral na parte centro do aro; E a outra possibilidade é fazer um modelo estilo móbile em que as partes penduradas formam o espiral.

Duplo

Uma das variações no modo de como fazer filtro dos sonhos é usando o modelo duplo.

Nessa variação, há diversas maneiras de como usar o segundo arco, que pode ser pendurado logo abaixo; cruzando um com o outro, ou até lado a lado, criando um ponto de união entre os círculos.

VEJA  Artesanato Indígena Maranhense

A ideia do modelo duplo é de filtrar ainda mais os sonhos e não deixar que nenhum pensamento ruim passe.

3D

Para quem já tem mais habilidades na hora de fazer filtro do sonhos, uma das variações é o modelo 3D, que é composto por dois ou mais arcos que se completam e dão o formato tridimensional ao filtro dos sonhos.

Há várias maneiras de fazer esse tipo de filtro, e a criatividade é o limite na hora de criar esse modelo.

Triangular

Para quem quer uma maneira diferente de como fazer filtro dos sonhos, uma possibilidade é mudar o formato e seguir o estilo triangular.

O modelo vai além da forma e também tem seu significado, já que o triângulo é a representação do passado, presente e futuro e da alma, mente e corpo.

Então, se você pretende seguir esse formato, pode trazer esse simbolismo aliado à forma feita com galhos, trazendo um elemento da natureza ao filtro dos sonhos.

De Crochê

Se você já tem habilidade com agulhas de crochê e se aventura entre centros de mesa, tapetes e até cortinas de barbante, pode usar dessa habilidade para fazer filtro dos sonhos em crochê.

A ideia é de fazer a teia que filtra os sonhos com pontos de crochê e unir diferentes trabalhos artesanais em uma só peça.

Com CD

Se você quer unir diferentes ideias em uma só peça, pode aproveitar o artesanato com CD para criar o seu filtro dos sonhos com reaproveitamento.

O formato redondo do CD é ideal para ser usado como arco, já que tem o furo central por onde passam os bons sonhos.

Para a decoração, vale usar crochê ou apenas decorar com linhas e penas.

Com Pedra

As pedras, além de serem um elemento da natureza, também possuem significados.

Na hora de escolher qual tipo de pedra usar no filtro, busque sobre o significado do modelo e cor que quer usar.

Por exemplo, a pedra Ágata Azul traz sensação de bem-estar; já a Amazonita traz cura e restabelecimento do sistema nervoso central.

Ou seja, além de todo o significado da maneira de como fazer filtro dos sonhos, ainda dá para acrescentar elementos que tragam mais simbologia.

Coruja

Na tradição da tribo que começou a usar o filtro dos sonhos, as penas usadas deveriam ser de coruja, pois a ave simbolizava sabedoria.

E se a ideia é trazer a sabedoria da coruja como principal elemento do filtro dos sonhos, dá para ir além de usar as penas e fazer o item com o formato da ave.

VEJA  A Arte Indígena e o Artesanato

Árvore

A árvore da vida é um dos desenhos que pode ser formado no filtro dos sonhos.

Além de ficar lindo, o desenho ainda tem o simbolismo de ser uma ponte entre céu e Terra e representa o renascimento; o que pode ser uma temática na hora de colocar em prática uma proposta cheia de simbolismo para o filtro dos sonhos.

Estrela

A maneira de como fazer filtro dos sonhos em formato de estrela é variada e a estrela pode ser representada de duas maneiras: No formato do filtro: ao invés de usar um aro redondo como base, faça o formato de estrela para cruzar as linhas.

Linhas: nessa proposta o formato segue o modo tradicional (redondo), mas o trançado das linhas forma o desenho da estrela.

Yin Yang

Além da simbologia indígena do filtro dos sonho, ainda dá para acrescentar o significado da cultura chinesa com o Yin Yang, que representa forças opostas – Yin é a escuridão (lado preto) e Yang é a luz (lado branco) – e que se completam.

Esse equilíbrio do Yin Yang pode ser representado no trançado dos fios e na maneira de como fazer filtro dos sonhos.

Reggae

Uma das possibilidades para fazer o filtro dos sonhos é usando as cores do Reggae (verde, amarelo e vermelho).

Essa composição é cheia de simbolismos e representa elementos como natureza, paz e poder; que podem ser transmitidos para o filtro dos sonhos como mais um significado.

Como Fazer Filtro dos Sonhos Passo a Passo

Materiais:

  • Arco redondo;
  • Tesoura;
  • Barbante;
  • Renda;
  • Miçangas;
  • Penas;
  • Tiras de rendas.

Passo-a-Passo:

  • Recorte um pedaço de renda em forma circular do tamanho interno do aro que será usado;
  • Coloque a renda no centro do arco e vá passando o barbante pela lateral para prender a renda ao aro;
  • Leve o barbante até a parte debaixo do filtro dos sonhos, e pendure algumas miçangas, e uma pena na ponta;
  • Deixe esse barbante na parte central; Use as fitas de cetim para pendurar na parte debaixo do filtro;
  • Acrescente algumas tiras de barbante decoradas com miçangas e penas e o filtro está pronto.
Jefferson, estudante do ensino médio

Eu tinha que entregar um trabalho escolar no dia seguinte sobre artesanato indígena e estava todo enrolado, sem saber como começar. Encontrei o Combo Artesanato Indígena em PDF e fiz meu trabalho em 1 hora e meia. Sou muito grato! Clique aqui e conheça o Combo Artesanato Indígena em PDF da qual estou falando!

Compartilhe Esta Página:

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo