Artesanato Indígena em Santa Catarina – Onde Encontrar, Terras Indígenas, Tipos de Artesanato, Cultura Material

Os índios das etnias Kaingang, Guarani e Xokleng podem ser encontrados nas reservas indígenas localizadas no Alto Vale do Itajaí, no norte e oeste do estado, e também em Biguaçu, na Grande Florianópolis.

Nesses locais, é possível adquirir produtos artesanais exclusivos e até assistir a eventos, como o Ritual do Kiki, que acontece no Dia do Índio, na Reserva Indígena Xapecó (Ipuaçu).

No Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, você pode adquirir produtos das etnias Kaingang, Guarani e Xokleng.

São arco e flecha, brincos, colares, prendedores de cabelo, cestos, chocalhos, cocares e muitos outros.

Onde Encontrar Artesanato Indígena em Santa Catarina?

Santa Cruz do Timbó

Maior distrito de Porto União, reúne moradores de diversas origens, como poloneses, ucranianos e os índios da reserva existente no local.

Estas comunidades mantém vivas suas tradições através do artesanato e dos grupos folclóricos.

Terra Indígena Xokleng – Trilha da Sapopema

Você pode ter uma grande experiência na terra do povo Xokleng, na Serra do Vale do Itajaí/SC.

As atividades que podem ser feitas no local são trilha, caminhada, conhecer a cultura Xokleng, artesanato e comidas típicas.

O povo Xokleng é habitante originário do sul do Brasil. Sua língua e cultura não existem em outro lugar.

Hoje, vivem cerca de três mil pessoas nas terras indígenas que abrangem os três municípios de Doutor Pedrinho, José Boiteux e Vitor Meireles.

A Trilha da Sapopema: Uma trilha de 1800 m no meio da Mata Atlântica nas nascentes do Rio Benedito.

Conheça esta enorme Biodiversidade e uma das últimas Reservas do Xaxim Bugio.

Cabana Xokleng: No final da trilha há uma confraternização na cabana Xokleng com canto, histórias e o delicioso Capung, uma tradicional comida indígena assada em taquara na fogueira.

VEJA  Artesanato Indígena Yanomami

Artesanato: Conheça o artesanato feito pelos homens e mulheres da aldeia Bugio: arco e flecha, brincos, colares, prendedores de cabelo, cestos, chocalhos, cocares.

Mais informações: ATIVA AVENTURAS – Contatos: (047) 3388-0066 – www.ativarafting.com.br – atendimento@ativarafting.com.br

Que Tipo de Artesanato Indígena é Possível Encontrar em Santa Catarina?

Em Santa Catarina, no geral, você encontrará muitas esculturas indígenas, em formatos de animais, principalmente, como corujas, tamanduás, onças, tartarugas, jacarés, entre outros.

Essas esculturas custam, em média, de R$ 20 a R$ 50.

A Cultura Material dos Xokleng

Hoje, a cultura material dos Xokleng é produzida para uso imediato. Tangas e colares se destinam somente às festas do Dia do Índio, sendo jogadas fora após o uso.

Há pequena produção de artefatos para o comércio. As mantas de urtiga que as mulheres teciam não são mais produzidas.

Os únicos instrumentos musicais ainda confeccionados e utilizados são os chocalhos, usados para cantar canções rituais de conteúdo quase que totalmente desconhecido para os mesmos.

Hoje em dia, por serem crentes, os homens Xokleng usam cabelos curtos, calças e camisas de colarinho, e as mulheres, cabelos longos, saias compridas e blusas.

Raízes Antigas

A presença indígena em Santa Catarina remonta a períodos muito anteriores à presença dos colonizadores.

Os governos provinciais e estaduais reservaram duas terras indígenas no início do século 20.

Muitos grupos permaneceram vivendo fora desses aldeamentos. A partir de meados da década de 1970, começou um processo de retomada de terras indígenas, afirma o Conselho Estadual dos Povos Indígenas.

São três os povos indígenas em Santa Catarina: Guarani (litoral e algumas áreas no Oeste), Kaingang (principalmente, no Oeste) e Xokleng (região do Vale do Itajaí).

VEJA  Artesanato Indígena em Campinas

Pelo Censo 2010 do IBGE, são 16 mil os índios catarinenses. Estima-se que 10 mil estejam nas aldeias.

Os 6 mil restantes estariam, principalmente, nos centros urbanos, e outros na área rural, trabalhando em atividades sazonais, como colheita de erva-mate e confecção de artesanato em acampamentos perto das cidades.

Compartilhe Esta Página: