Site Overlay

Artesanato Indígena no Rio de Janeiro (Culturas Indígenas e Peças Indígenas no Rio de Janeiro)

Há muitas lojas e museus de índios espalhados pelo Brasil empenhadas em desenvolver ações de valorização das culturas indígenas, apresentando exposições de venda de peças indígenas.

Dessa forma, a arte indígena também está presente no Rio de Janeiro, e é um artesanato de boa qualidade.

Peças lindas podem ser encontradas em lojas bem diferenciadas. A Tucum Brasil é um exemplo de uma tradicional loja de arte indígena do Brasil, que gera renda para a sua comunidade através do artesanato comercializado.

Há muitos locais onde é possível comprar arte indígena. No bairro de Botafogo, Rio de Janeiro, por exemplo, o Museu do Índio apresenta exposições de maravilhosos trabalhos artesanais de diversas etnias indígenas brasileiras.

Há ainda a CANOA Arte Indígena. Como podemos ver, o artesanato indígena está muito presente no estado do Rio de Janeiro.

Á seguir, você pode saber mais sobre esses locais, incluindo os endereços.

Museu do Índio

Empenhado em desenvolver ações de valorização das culturas indígenas e atento às transformações econômicas que, hoje, afetam todas as populações indígenas brasileiras, o Museu do Índio/FUNAI criou o Programa Índio & Arte.

No Espaço Índio e Arte, no bairro de Botafogo (RJ), o Museu do Índio apresenta exposições de venda de peças indígenas produzidas nas aldeias, visando incentivar a manutenção de padrões de cultura material e garantir uma fonte de recursos para os povos de diversas etnias.

O endereço é:

Museu do Índio – Rua das Palmeiras, 55. Botafogo.
CEP: 22270-070
Fone: (21) 3214-8753

Tucum Brasil Arte Indígena

Tucum Brasil Arte Indígena é um espaço onde você pode encontrar excelente artesanato e bom preço.

É raro encontrar artesanato de tão boa qualidade. Oferece ótimos produtos da arte indígena, de diversas etnias indígenas brasileiras. 

VEJA  Artesanato Indígena Amapaense

É uma referência em arte indígena e de povos tradicionais. O endereço é:

Rua Paschoal Carlos Magno 100, Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro 20240-290, Brasil

A TUCUM promove o contato entre os habitantes dos centros urbanos e a sofisticada arte dos povos da floresta.

A arte e o artesanato comercializados pela TUCUM evidenciam que os modos de fazer e criar tradicionais não são estáticos.

CANOA Arte Indígena

A CANOA Arte Indígena fica localizada no seguinte endereço:

Rua Doutor Samuel Costa, 240, e Rua do Comércio, 364 (159,07 km)
23970-000 / Paraty
(24) 3371-1422

Na CANOA Arte Indígena você vai encontrar arte indígena pura, um local de valorização dos nativos brasileiros e das comunidades tradicionais.

A loja possui um acervo de cair o queixo, com arte indígena genuína de todo continente acessível a todos, tem desde peças de coleção a lembranças.

Mas todos nós já sabemos que os índios são ótimos artesãos muito habilidosos para confeccionar.

A CANOA é um espaço cuidadoso, com um artesanato indígena de muita qualidade e beleza, onde os vendedores são instruídos a orientar os clientes explicando a origem de seus produtos.

Tem arte indígena da mais alta qualidade. Mas o que esperar encontrar ao visitar a loja?

O C.A.N.O.A. – Centro de Artes Nativas Originárias das Américas – tem em seu acervo trabalhos de mais de 40 etnias.

Há mais de 5 anos o C.A.N.O.A. se relaciona, convive, aprende e ajuda no desenvolvimento, na apresentação e no escoamento da arte e da cultura dos povos indígenas para o grande público: brasileiros ou não.

Tendo Nina Taterka como dona e curadora da galeria – já está envolvida com arte indígena há mais de 15 anos – a proposta é “humildemente” seguir sendo um agente para estimular e preservar a cultura dos povos indígenas do Brasil e das Américas.

VEJA  Artesanato Indígena no Brasil
Compartilhe Esta Página: