Artesanato Indigena

A Arte e o Artesanato Indígena Brasileiro
Os Melhores Livros Sobre Arte Indígena Brasileira

Os Melhores Livros Sobre Arte Indígena Brasileira

Gostaria de aprender um pouco sobre as concepções ameríndias sobre arte? Pois bem, com esses 6 livros você será seduzido(a) pelo fascinante e poderoso universo da arte indígena, desde a arte rupestre até a representação indígena nos tempos atuais.

São livros para o público jovem aprender sobre e ter contato com as artes indígenas, viajando até as origens mais primordiais da arte produzida no Brasil, incluindo a arte plumária, a pintura corporal, a cerâmica e outras manifestações artísticas dos indígenas brasileiros.

Livro 1 >> Arte Indígena No Brasil – Vol 4

Arte Indígena No Brasil - Vol 4
Arte Indígena No Brasil – Vol 4

O quarto volume da série Historiando a Arte Brasileira, assinado pela etnóloga Els Lagrou, apresenta ao leitor um rico exame das concepções ameríndias sobre arte, mostrando como nesses universos a categoria está associada não exatamente à contemplação estética, mas à produção de corpos e pessoas.

Tal enquadramento nos aproxima do pensamento ameríndio, descentrando o olhar ocidental, mas, ao mesmo tempo, suscita em razão da complexidade etnográfica e sutileza analítica, assim como pela riqueza das imagens que acompanham o texto, a seguinte questão: ao serem reapropriados em outros contextos socioculturais e institucionais, objetos e imagens não podem também servir a propósitos de contemplação estética?

Trata-se de um belo texto, que nos faz percorrer, sob o permanente risco de sermos seduzidos, esse fascinante e poderoso universo da arte indígena amazônica.

Clique aqui para comprar
Clique aqui para comprar

Livro 2 >> Arte Indígena: Do Pré-Colonial à Contemporaneidade

Arte Indígena: Do Pré-Colonial à Contemporaneidade
Arte Indígena: Do Pré-Colonial à Contemporaneidade

A obra retoma desde a arte rupestre até a representação indígena nos tempos atuais. Passa pela arqueologia, pelos séculos 16 e 18 e por Lygia Pape com seu Manto Tupinambá.

Dá ênfase às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, onde foram marcantes as presenças do índio e de ancestrais americanos.

VEJA  Artesanato Indígena Para Colorir

Este livro contém 64 páginas e foi lançado em 2006.

Clique aqui para comprar
Clique aqui para comprar

Livro 3 >> Artes Indígenas

Livro - Artes Indígenas
Livro – Artes Indígenas

Primeiro volume da Coleção Roteiros Visuais no Brasil, este livro apresenta uma visão panorâmica sobre a história e a cultura dos povos indígenas do país a partir de suas manifestações artísticas, antes e depois da chegada dos europeus, no século XVI.

A nova Coleção Roteiros Visuais no Brasil foi idealizada para preencher uma importante lacuna da bibliografia sobre as artes visuais para o público jovem.

Segundo os autores, os títulos serviriam para “ajudar a ler os sinais da obra de arte – e, ao mesmo tempo, a relacionar esses sinais às manifestações artísticas a que pertencem”.

A coleção procurará sempre abordar trabalhos e acervos disponíveis à visitação pública no país, de modo a estimular a insubstituível experiência do contato direto com o objeto de arte.

O primeiro volume da coleção, Artes indígenas, viaja até as origens mais primordiais da arte produzida no Brasil, ou seja, as manifestações artísticas dos povos pré-cabralinos e das etnias nativas conhecidas pelos nomes genéricos de “índios” ou “indígenas”.

Glória Kok, historiadora e arqueóloga, e Alberto Martins, escritor e artista visual, reconstituem, neste guia ilustrado, a história e a cultura das populações originais do país por meio de sua produção estética.

Ainda, segundo os autores, que se amparam em vasta bibliografia especializada, os principais movimentos migratórios da longa história do povoamento do continente americano são a chave para explicar as semelhanças e os contrastes entre as visões de mundo de povos tão distintos, como os Yanomami, os Kayapó e os Timbira, ao mesmo tempo unidos pela ancestralidade comum e segregados pelo cerco da civilização moderna.

Clique aqui para comprar
Clique aqui para comprar

Livro 4 >> Arte Indígena

Livro - Arte Indígena
Livro – Arte Indígena

Este livro traz as expressões artísticas tradicionais de vários povos indígenas que ou já viveram no Brasil e desapareceram ou conseguiram superar os reveses da história e continuam entre nós.

VEJA  Artesanato Indígena de Roraima

Claro está que num só livro não poderíamos explorar totalmente o assunto. Por isso, selecionamos alguns exemplos que nos pareceram mais interessantes, mais bonitos, mais significativos da arte plumária, da pintura corporal, da cerâmica e de outras manifestações artísticas dos indígenas brasileiros.

Este livro contém 32 páginas e foi lançado em 2010.

Clique aqui para comprar
Clique aqui para comprar

Livro 5 >> Coleção Oficina Do Folclore – Culturas Brasileiras, Indígenas E Afro-Brasileira

Colecao Oficina Do Folclore - Culturas Brasileiras, Indigenas E Afro-Brasileira
Colecao Oficina Do Folclore – Culturas Brasileiras, Indigenas E Afro-Brasileira

Esta obra foi concebida de forma a suprir as necessidades do professor do Ensino Fundamental I. Não há uma ordem específica para a utilização dos volumes nem das atividades neles contidas.

A ordem é estimular a criatividade dos pequenos enquanto eles tomam contato com as raízes da nossa terra e da nossa gente.

Contém 144 páginas.

Clique aqui para comprar
Clique aqui para comprar

Livro 6 >> Ciências, Tecnologias, Artes e Povos Indígenas no Brasil

Ciências, Tecnologias, Artes e Povos Indígenas no Brasil
Ciências, Tecnologias, Artes e Povos Indígenas no Brasil

Com diferentes línguas, ritos, cosmovisões, símbolos, religiões, formas de produção e organização social, os povos indígenas são plurais e constituem uma enorme riqueza do nosso país.

No entanto, continuam tendo uma frágil presença na sociedade brasileira como um todo, sobretudo quanto à educação.

Para aplicar a lei 11.645, que incorpora a temática indígena à educação básica, é necessário desconstruir estereótipos presentes na cultura escolar, assim como de socialização de conhecimentos atualizados sobre os povos indígenas e suas culturas, além de construção de práticas educativas adequadas.

Este livro oferece elementos de aprofundamento teórico para problematizar a matriz colonial e eurocêntrica a partir da qual os grupos indígenas são apresentados na escola, além de indicações práticas que podem subsidiar os professores do ensino básico para superar uma visão acrítica dos povos indígenas e para incorporar seus saberes ao ensino de diferentes áreas curriculares.

VEJA  Artesanato Indígena no Atacado
Clique aqui para comprar
Clique aqui para comprar
Compartilhe Esta Página: